domingo, 8 de novembro de 2009

Interact Club

Interact são clubes de jovens de 14 à 18 anos que prestam serviços patrocinados pelo Rotary. Uma das metas do Interact Club é a formação e criação de jovens com potenciais de liderança e com capacidade de se relacionar melhor com as pessoas. São milhares de jovens espalhados pela maioria dos países do globo, orgulhosos de seus projetos de prestação de serviços e, muito agradáveis para conversar.

Em 1962, após dois anos de estudos realizados por uma comissão internacional, o Conselho Diretor do Rotary International - congregação mundial de Rotary Clubs, os quais prestam serviços a comunidade - resolveu instituir o INTERACT CLUB, programa mundial com a finalidade de estimular a confraternização mundial entre os seus componentes.

Interact é uma abreviação de International Action (Ação Internacional), o primeiro Interact foi fundado em Melbourn na Flórida, EUA, em 28 de outubro de 1962, expandiu-se e hoje atinge, ao final do ano 2000, a marca de 7.426 clubes espalhados por 69 regiões geográficas com mais de 170.000 associados, ou seja, Interactianos. O Interactiano é recebido de braços abertos em mais de 106 países. São números surpreendentes que mostram o crescimento de um clube, que já tem 39 anos.

Todo Interact tem como objetivos anuais a implementação de pelo menos dois projetos de prestações de serviços, um em beneficio da comunidade, escola, asilo..., e outro com fins de promoção da compreensão internacional.

Embora os interactianos trabalhem arduamente para que esses projetos sejam bem-sucedidos, eles também se divertem travando amizades com outros adolescentes e trabalhando em conjunto.

Além do apoio, motivação e orientação, do Rotary, o Interact tem a maturidade e experiência do Rotaract, clube medianeiro, que nos ajuda em projetos, na organização de atividades de prestações de serviço, nos passa disposição e conhecimento.

O Interact é uma mescla de clube de prestação de serviços com clube social para jovens. Mas os Interact Clubs são responsáveis por sua própria administração e manutenção, permitindo que os sócios desenvolvam suas habilidades de liderança ao mesmo tempo em que assimilam a importância do trabalho em equipe.

A princípio um Interactiano tem que apresentar além de disposição, espírito de liderança, companheirismo, solidariedade. Essas qualidades são a chave de uma vida mais alegre e estimulante dentro de um Interact Club.

O Interact carrega a bandeira da ação internacional.

Ação - pelo fato de os interactianos serem empreendedores dispostos a resolver problemas, melhorando as condições de vida da comunidade em que vivem e do mundo.

Internacional - porque está presente em mais de 100 países.

Quando você faz parte de um Interact Club, você além de ter deveres, terá diversões... mas não pense que ser Interactiano, é só ir a reuniões e festas. Um Interactiano sua a camisa em prol de um mundo melhor, o que chamamos de: Divertindo-se Seriamente!!!

O que fazem os interactianos?

Uma coisa que os interactianos fazem é arrecadar dinheiro, muito dinheiro! E descobrem maneiras peculiares de fazê-lo. Um clube fez um espaguete medindo quase um quilômetro e meio para arrecadar dinheiro para um fundo infantil. Outros clubes levantam fundos ofertando serviços, recebendo pagamento pelas tarefas que executam como cuidar de crianças, lavar carros, embrulhar presentes e organizar festas dançantes e shows.

Muitos Interact Clubs envolvem-se com Serviços à Comunidade de forma prática – pegando no pincel, martelo ou serrote. Os interactianos encontram inúmeras maneiras de iluminar a vida das crianças, seja ensinando-lhes a ler e a escrever, ou organizando passeios para jovens deficientes.

Exemplos do Servir Interactiano:

· México - além de pintar um orfanato, instalaram brinquedos novos no playground, podaram o pomar e levantaram uma nova cerca.

· Brasil - remendaram roupas usadas para vestir centenas de famílias carentes.

· Chipre - desenharam personagens de gibi nas paredes de um hospital infantil para alegrar os pacientes mirins.

· África do Sul - ajudaram meninos de rua talentosos a fazer artesanato, sendo que os trabalhos foram rifados posteriormente e tiveram a verba revertida em benefício de outras crianças de rua.

· EUA - utilizam peças teatrais com teor humorístico e grupos de discussões para estimular nas crianças como tomar decisões, mesmo sob pressão.



Os Interact Clubs realizam projetos em benefício de pessoas de todas as idades, visitando asilos e coletando alimentos para os sem-teto; organizam campanhas de doação de sangue e educação no transito; alertam pessoas sobre os perigos do abuso de drogas e formas de evitar a Aids; plantam árvores e promovem a preservação de trilhas naturais e reciclagem lixo, entre outras.

A contribuição do Interact aos esforços do Rotary International de imunizar todas as crianças contra a temível poliomielite é fundamental. Em países onde ainda ocorrem casos de pólio, os interactianos divulgam a importância e a disponibilidade da vacinação à população, colaborando ativamente nos dias de imunização, desempenhando tarefas vitais. Em países que estão livres da doença, os interactianos levantam fundos para apoiar os esforços globais de imunização.

Os projetos de prestação de serviços internacionais fomentam a compreensão e ajuda mútua entre as diferentes culturas. Em Cingapura, interactianos organizaram uma mostra para informar o público que a população do Camboja perdia os membros em explosões de minas terrestres. Tal evento resultou na arrecadação de fundos para ajudar a fornecer aparelhos protéticos.

Em comunidades ao redor do mundo, os interactianos colaboram com outros jovens e adultos, não apenas em projetos de prestação de serviços, mas também em eventos para o aperfeiçoamento de qualidades de liderança e conferências sobre questões juvenis. Através do Interact, os jovens descobrem oportunidades únicas de expressar o melhor de si mesmos com alta dose de recreação – divertindo-se seriamente, em outras palavras.

Isso acontece, por exemplo, quando doam alimentos a uma entidade carente e no dia seguinte estão viajando para um encontro numa outra cidade.

Ser Interactiano é assumir deveres e curtir com os privilégios!

Se você é um jovem e se encaixa nesses pré-requisitos venha a uma reunião !!



OS OBJETIVOS DO INTERACT CLUB SÃO:



- Reconhecer e desenvolver uma liderança construtiva e integridade pessoal;

- Ter consideração e prestar auxílio ao próximo;

- Criar consciência da importância do lar e da família;

- Aprender a respeitar os direitos dos demais, baseados no reconhecimento do valor de cada indivíduo;

- Dar ênfase à aceitação da responsabilidade individual como base do sucesso pessoal, da melhoria da comunidade e das realizações de grupo;

- Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidades de servir à sociedade;

- Proporcionar oportunidades para maior conhecimento e compreensão de assuntos da comunidade, nacionais e mundiais; abrir avenidas de ação pessoal e de grupos, que conduzam ao desenvolvimento da compreensão e boa vontade a todos os povos.