segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Informações rotárias

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A FAMÍLIA ROTÁRIA



QUE SIGNIFICA A PALAVRA ROTARY?

Rotary é um adjetivo do idioma Inglês equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os sócios fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL optaram pelo nome ROTARY porque suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, no local de trabalho de um dos sócios

QUAL A ORIGEM DO ROTARY?

Paul Harris era um jovem de bons princípios, advogado íntegro, alegre, otimista e comunicativo. Deixou a sua cidade natal, viajou, conheceu outros povos e costumes, e depois foi tentar a vida na cidade grande.

Estabeleceu um escritório de advocacia em Chicago que no inicio do século XX assimilava todos os níveis de sociedade que por ali passavam, rumo ao oeste do Estados Unidos. A corrupção, embora não vista com bons olhos, era aceita com resignação. Os respeitáveis homens de negócios e os profissionais decentes conjeturavam se poderiam sobreviver às circunstâncias que os envolviam.

Paul Harris sentiu-se isolado naquela selva de pedras. Tinha saudade de sua terra natal, da maneira correta como os cidadãos se conduziam, do convívio com seus familiares e amigos.

Imaginou, então, um clube, uma associação, um grupo de homens que sentissem o mesmo vazio em suas vidas, e expôs a sua idéia a um de seus constituintes – um engenheiro de minas – que concordou com o plano. Conversaram depois com um comerciante de carvão e um alfaiate, homens de bem e também carentes de convívio, e logo começaram a reunir-se, periodicamente, cada vez no local de trabalho de um: assim nasceu o Rotary.

ONDE E QUANDO FOI FUNDADO O ROTARY?

Rotary foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, no dia 23 de fevereiro de 1905. A primeira reunião deu-se na modesta sala no 711, do Edifício Unity, na Rua Dearbom, em Chicago, e dela participaram:

Gustav Loehr – engenheiro de minas

Hiran Shorey – alfaiate

Paul Percy Harris (idealizador) – advogado

Silvester Schiele – comerciante de carvão

QUE É CLUBE DE SERVIÇO?

CLUBE é sinônimo de associação, agremiação, grêmio, entidade, organização. No Brasil não é termo pejorativo. O clube de serviço é, portanto, uma agremiação de pessoas dispostas a servir a comunidade onde vivem e trabalham, através de sua profissão e de colaborações individuais ou coletivas, com iniciativas próprias ou auxiliando outras entidades, visando a melhoria do meio-ambiente, do bem-estar social, não somente no campo restrito à localidade em que habitem, mas também de modo universal, considerando a família humana como um todo e cada ser humano como um irmão, todos merecedores de igual respeito e consideração, sem preconceitos de raça, cor, religião ou política.

Quando ocorre o início e o fim dos mandatos em Rotary Club?

Mesmo que a chamada “reunião festiva” de transmissão de cargos, tão comuns entre nós brasileiros, venha a realizar-se em qualquer data, o mandato dos membros do C.D. inicia-se sempre no dia primeiro de julho de um ano e termina no dia 30 de junho do ano seguinte. Da mesma forma, a posse de qualquer membro do Conselho ocorre, automaticamente, a zero hora do dia 1º de julho, mesmo que a “reunião festiva” venha acontecer antes ou depois desta data.



Quantas e quais são as categorias de sócios existentes para sócios de um Rotary Club ?

São duas as categorias: Representativo e Honorário.

O que é o título de Sócio Honorário ?

É a mais alta distinção que um Rotary Club pode conceder a uma pessoa física e adulta, elegendo-a a Sócio Honorário, desde que se tenha sobressaído por serviços meritórios prestados em prol do ideal de Servir.

Qual o tempo de duração de uma reunião Rotária nos clubes?

A rigor, toda e qualquer reunião de um Rotary Club não poderá exceder ao tempo de uma hora. Esse tempo é marcado a partir do horário previsto para o início e não do momento que efetivamente ela se iniciou.

Qual o simbolismo do sino numa reunião rotária ?
O uso do sino nas reuniões rotárias remonta ao ano de 1922, quando se realizou nos Estados Unidos da América um grande concurso de freqüência, do qual foi vencedor o Rotary Club de New York, recebendo como prêmio o sino de um barco da Patrulha Costeira que tinha o reconhecimento e a vigilância como suas principais atribuições. A base em que repousava este sino era um pedaço de madeira do casco do Victory, nau capitânia da esquadra do Almirante Nelson na batalha de Trafalgar. Da mesma forma que nos navios, nas reuniões do Rotary, o sino é o símbolo da ordem, da autoridade e da disciplina. Só pode ser usado pelo Presidente, quando isto se tornar necessário, para pedir atenção ou silêncio e o seu toque deve ser prontamente atendido.

Rotary Clube Virtual

Quase um século depois de Paul Harris ter fundado o primeiro Rotary Club, um grupo de Rotarianos de Colorado, Estados Unidos, faz história ao formar o primeiro Rotary Club nunca antes imaginado por seu fundador. Em 4 de Janeiro, o Rotary International oficialmente admitiu o primeiro Rotary Club baseado na Internet, o Rotary e-Club One do Distrito 5450. O Presidente Eleito do Rotary International, Brichai Rattakul, reconheceu o histórico "e-Club" em um evento no dia 18 de Janeiro, em Denver, Colorado, com a presença de mais de 600 Rotarianos, sendo que muitos dos membros do "e-Club" se conheceram pessoalmente pela primeira vez no evento.

O primeiro Rotary Club virtual, cujo tema é Dar de Si Antes de Pensar em Si na Internet, é em muitos aspectos como um Rotary Club em vários aspectos. Contudo, apesar de não terem um horário e local de reunião, o club encontra-se na Internet, 24 horas por dia, sete dias por semana.

A idéia do "e-Club" surgiu através da necessidade de muitas pessoas que, por uma variedade de legítimas razões, não podem participar regularmente das reuniões do Rotary Club, que se reúne semanalmente em um local físico. Conforme menciona o presidente do e-Club, John Minter, "A candidatura a sócio está aberta a indivíduos que não podem participar das reuniões tradicionais em função de viagens ou em função de restrições do trabalho ou porque residem a uma distância superior a 25 milhas de um Rotary Club tradicional ou cuja mobilidade pessoal seja limitada".

Este "e-Club" está participando de um projeto piloto autorizado pelo Conselho de Legislação de 2001.

O "e-Club" pode ser visitado no site: http://www.rotaryeclubone.org/




QUE É DISTRITO E GOVERNADOR EM ROTARY?

Distrito e o governador

Distrito é a denominação de um território geográfico, limitado, no qual estão associados os Rotary Clubs dessa região, para fins administrativos do RI. A Organização e as atividades de um Distrito Rotário têm como única finalidade dar apoio aos Rotary Clubs a promoverem o objetivo do Rotary, não interferindo nos serviços prestados por esses Clubes.

O Conselho Diretor do RI poderá nomear uma comissão especializada a fim de auxiliar no estabelecimento de Distritos e seus limites. Qualquer solicitação para modificação nos limites de um distrito só será apreciada pelo RI após um ano da última promulgação e estabelecimento desses limites.

O Conselho Diretor do RI determinou que não deve ser estabelecido distrito com menos de 50 Clubes e 1.800 rotarianos. Os distritos já em funcionamento deverão manter permanente esforço para atingir estas metas estabelecidas.

A supervisão dos Clubes em um distrito constituído é de responsabilidade do governador do distrito.

O governador, pôr ser considerado um Administrador do RI, deverá ser um rotariano plenamente qualificado, cuidadosamente selecionado, bem informado de suas atribuições e responsabilidades, disposto e capaz física e materialmente, inclusive com disponibilidade de tempo para desempenhar suas atividades. É indicado pelos Clubes do distrito e eleito pela Convenção do RI.

O governador selecionado, para tomar posse, deverá satisfazer os seguintes requisitos:

Ser sócio, exceção de sócio honorário, em pleno gozo de seus direitos, de um Clube do distrito, pelo qual foi indicado;
Estar perfeitamente qualificado em sua categoria de sócio, quanto à aplicação correta dos dispositivos pertinentes;
O seu Clube deve estar funcionando em pleno gozo de seus direitos e que não tenha nenhuma dívida ou pendência com o RI, ou com seu distrito;
Ter servido como presidente de um clube, durante um mandato completo;
Estar disposto e ser capaz, fisicamente e em outros aspectos, de assumir as responsabilidades e obrigações do cargo de governador, de acordo com os dispositivos estabelecidos;

Ser sócio de um ou mais Rotary Clubs pôr um período de, no mínimo, sete anos e ter participado da Assembléia Internacional;

Ser uma pessoa de boa reputação profissional ou comercial, com aptidão executiva demonstrada na direção do seu negócio ou profissão;

Manter o seu negócio ou profissão de tal forma organizado de modo a lhe permitir dedicar o tempo necessário ao desempenho do seu trabalho rotário;

Ser um indivíduo de conduta impecável e que o mesmo se possa dizer de sua família imediata;

Possuir profundo conhecimento do Rotary, seus propósitos, seu objetivo, seus regulamentos e ser um rotariano de reconhecida lealdade ao RI;

Ser capaz de discutir qualquer aspecto do Rotary de maneira convincente e de transmitir informações de maneira clara.

COMO EXPRESSAR CORRETAMENTE O NÚMERO DO DISTRITO?

Temos ouvido no Distrito 4730 pessoas pronunciarem como se o número tivesse sílabas: quarenta e sete, trinta, ou mais comumente: quatro, sete, três, zero.

Segundo os entendidos em boa língua portuguesa, o melhor mesmo é dizer: Distrito quatro mil, seiscentos e trinta, numa pronúncia linear do número.

QUE QUER DIZER COMISSÕES DE SERVIÇOS?

Entende-se por COMISSÕES DE SERVIÇOS as quatro grande comissões responsáveis pela concretização do ideal de servir, preconizando por Rotary, constante de seu objetivo.

Cada comissão é responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito, e o objetivo resume-se em estimular o ideal de servir como base para todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

a SOCIABILIDADE – dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;

a SINCERIDADE – consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;

a SOLIDARIEDADE – amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público;

a FRATERNIDADE – compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional.

interessar-se pessoalmente pela comunidade e pelas pessoas que nela residem;

estudar os problemas e as necessidades da comunidade e procurar resolvê-los.

COMO SE DEFINE O DISTINTIVO DO ROTARY?

O distintivo, ou emblema oficial do Rotary, de autoria do rotariano Montagne Bear, foi idealizado pelo Rotary Club de Chicago em 1905, apresentando uma roda de carroça. Por ser demasiadamente estático, sofreu modificações com o crescimento do número de clubes, até que, em 1920, ficou definitivamente oficializado: uma roda de engrenagem, com seis raios ou braços, 24 dentes ou projeções e um rasgo de chaveta. Um dente é colocado sobre o eixo de cada braço e três dentes entre as linhas centrais dos braços. A roda inteira é dourada, com quatro espaços rebaixados no azul-real. As expressões ROTARY e INTERNATIONAL são douradas. O centro e o rasgo da chaveta são em branco. Há a livre interpretação de que os 24 dentes significam as 24 horas do dia do rotariano.

QUE É INFORMAÇÃO ROTÁRIA?

Informação é a maneira de manter os sócios do clube, antigos e novos, bem informados sobre os mais relevantes assuntos rotários, as resoluções das convenções, dos conselhos de legislação e do Conselho Diretor do RI, os feitos da Fundação Rotária, as decisões da governadoria e do próprio Conselho Diretor do clube, enfim, tudo o que possa contribuir para que os sócios sejam bem informados.

A informação rotária constitui-se da transmissão de conhecimentos adquiridos através da experiência rotária, da participação em eventos rotários, da leitura da revista Brasil Rotário e outras publicações do gênero, além da carta mensal do Governador e boletins de outros clubes.

QUE É INSTRUÇÃO ROTÁRIA?

É a orientação que se dá aos novos sócios, procurando integrá-los a curto prazo na técnica rotária, possibilitando-lhe um aprendizado rápido, ainda que superficial da mecânica rotária, isto é, como funciona o RI. Tal instrução deve ser baseada no regimento interno do próprio clube, bem como no Manual do Rotaract.

O interesse do sócio pelo clube cresce à medida que ele compreende o seu funcionamento, pois em verdade não se ama aquilo que não se conhece. A inércia, o desinteresse e a deserção de muitos sócios são decorrentes mais do desconhecimento do que seja realmente a nossa instituição, do que da falta de vontade para a ação.

QUE É PROVA QUÁDRUPLA?

Não se trata de um código de ética, e de nenhuma forma se deve referir à Prova Quádrupla como um código. É apenas um meio conveniente de medir aquilo que pensamos, dizemos ou fazemos, consistindo de quatro curtas interrogações:

É a VERDADE?
(Embora livres para afirmar ou negar, não temos o direito de falsear a verdade... )

É JUSTO para todos os interessados?
(Na igualdade de tratamento, provamos o nosso espírito de justiça...)

Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
(Para criarmos boa vontade e conquistarmos melhores amizades, devemos provar o nosso desejo de servir, mesmo que isto nos custe muito trabalho e dedicação...)

Será BENÉFICO para todos os interessados?
(Beneficiar uns poucos é fácil; o importante é levar a todos o benefício de nossos atos...)

COMO SURGIU A PROVA QUÁDRUPLA?

A Prova Quádrupla foi concebida em 1912, no auge da grande depressão econômica nos Estados Unidos, pelo rotariano Herbert J. Taylor, do Rotary Club de Chicago, que mais tarde tornou-se presidente do Rotary International, quando Rotary comemorava o seu 50o aniversário de fundação (1954-55).

Encarregado pelos credores da Club Aluminium Company, de evitar a falência da empresa, Herbert aceitou o desafio e procurou um meio de ressuscitá-la; para isso, mentalizou conciso roteiro de boa conduta, que pudesse ser usado pelos trabalhadores da companhia.

Os quatro chefes de departamento de Herbert, o primeiro um católico romano; o segundo, um seguidor da ciência cristã; o terceiro, um judeu ortodoxo; e o quarto um presbiteriano, chegaram todos à conclusão de que a Prova Quádrupla não somente coincidia com a suas crenças religiosas, mas também proporcionava um valioso padrão para as suas vidas particulares e profissionais.

Escrita com simplicidade e por isso fácil de ser retida na memória, a Prova Quádrupla tornou-se a base das decisões da Club Aluminium. Logo os anúncios da companhia foram avaliados através da Prova Quádrupla e afirmativas como "o melhor", "o superior" e outras, foram substituídas por descrições simples e concretas dos produtos. Todos os comentários contrários ou prejudiciais aos concorrentes foram excluídos dos anúncios e dos folhetos de vendas.

Foi solicitado aos empregados da companhia que decorassem a Prova Quádrupla e assim, gradualmente, ela se tornou, sob todos os aspectos, diretriz de orientação para todos os negócios. Como resultado, desenvolveu-se um clima de confiança e boa vontade entre representantes, fregueses e empregados, e a Prova Quádrupla foi louvada por, progressivamente, melhorar a situação da companhia. Até 1937 o débito foi pago com juros, e nos quinze anos seguintes, além dos dividendos pagos aos acionistas, o seu valor patrimonial cresceu para quase dois milhões de dólares, quantia muito significativa na época.

O resultado da aplicação da Prova Quádrupla foi de tal sucesso que o Rotary International a adotou como parte do programa de Serviços Profissionais. Em 1954, Herbert Taylor transferiu os direitos autorais para o RI.

EXISTEM REGRAS PARA A REPRODUÇÃO DA PROVA QUÁDRUPLA?

Sim. Todas as reproduções da Prova Quádrupla devem ter a redação completa, e uma composição gráfica semelhante à que o RI dita.